A História da Bíblia em 7 Passos

Hoje, vamos fazer uma jornada épica em 7 passos pela história da bíblia, desvendando os seus mistérios e revelando a sua importância para a nossa vida.

Já imaginou um livro que conta a história de tudo? Desde o início dos tempos até o futuro da humanidade? A Bíblia é esse livro. Mas você sabe realmente tudo o que está escrito nela?

Passo nº 1 – A Criação

A Bíblia começa com Deus chamando todas as coisas à existência. Cada parte da criação é declarada boa pelo Criador. O trabalho criativo de Deus atinge o clímax em sua criação de seres humanos, feitos exclusivamente à sua imagem.

Os primeiros seres humanos, Adão e Eva, desfrutaram de uma comunhão calorosa e próxima com Deus no Jardim do Éden.

Passo nº 2 – A Maldição

Deus é santo e amoroso. Fomos criados para glorificá-lo e ter um relacionamento íntimo com ele.

Tragicamente, Adão e Eva foram enganados por Satanás para questionar a fidelidade de Deus e, como resultado, eles escolheram voluntariamente se rebelar contra o comando claro de Deus.

Por sua decisão, os seres humanos estão agora espiritualmente quebrados e separados de Deus. Somos incapazes de desfazer os efeitos do pecado; precisamos desesperadamente da intervenção salvadora de Deus.

Passo nº 3 – A Aliança

Deus estendeu a mão à humanidade pecadora em graça de várias maneiras. Ele resgatou um homem chamado Noé e sua família em um tempo de julgamento, fazendo uma aliança com ele para não destruir a terra em um dilúvio novamente.

Então, ele ofereceu uma aliança a um homem chamado Abraão que se tornou um esboço de seu plano de redenção na história. Deus prometeu criar uma nação de Abraão e abençoar todas as pessoas do mundo por meio dele.

Abraão creu em Deus e aceitou sua aliança, e Deus  fez dos descendentes de Abraão doze tribos que se tornaram escravas no Egito.

Passo nº 4 – O Povo da Aliança

A Grande História da Bíblia continua com os descendentes de Abraão. Vemos como Deus, usando o descendente de Abraão, Moisés, libertou as doze tribos da escravidão no Egito. Deus mostrou seu amor pelos israelitas dando-lhes presentes especiais.

Então, Deus encontrou em um de seus reis, cujo nome era Davi, uma fé tão agradável que Deus fez outra promessa para cumprir seu compromisso de abençoar todas as pessoas.

Ele disse que um dos descendentes de Davi se tornaria o Rei messiânico. Seu reino nunca acabaria e seria um paraíso para o povo de Deus. Este Messias também julgaria aqueles fora de seu reino.

Passo nº 5 – O Messias

Jesus veio como este Messias, nosso Rei, e nele, o reino de Deus irrompeu neste mundo permeado pelo pecado. Jesus veio para revelar a verdadeira natureza de Deus e para restaurar e redimir a intenção original de Deus para a humanidade.

A missão de Jesus o levou à cruz, onde ele sofreu e morreu para salvar todas as pessoas, tanto os judeus quanto os gentios (isto é, aqueles que não descendiam fisicamente de Abraão). Depois de três dias, Jesus ressuscitou dos mortos, libertando-nos de Satanás, e então ascendeu ao céu. Ele está voltando novamente para restaurar completamente o reino de Deus.

Passo nº 6 – A Igreja

Antes de Jesus retornar ao Pai no céu, ele deu aos seus apóstolos e seguidores uma comissão para continuar seus ensinamentos e fazer discípulos. Após ascender ao céu e sentar-se entronizado, ele enviou o Espírito Santo e estabeleceu uma comunidade global para aqueles que depositaram sua fé nele.

Passo nº 7 – A Consumação

Finalizando a história da bíblia, Jesus prometeu a seus seguidores que retornará um dia para remover completamente os efeitos da maldição e inaugurar a era vindoura, onde o pecado, a morte, a dor e a tristeza se foram para sempre. Esta é a esperança abençoada para todos os discípulos de Jesus.

Quando Jesus voltar, ele julgará os vivos, bem como os que morreram. Aqueles que não responderam nesta vida ao gracioso convite de Deus para serem redimidos serão punidos por seus pecados no inferno. Aqueles que confiaram e seguiram Jesus experimentarão alegria eterna com Deus para sempre no novo céu e na nova terra.

Em Resumo

Esses sete pontos da trama são os principais movimentos da história de Deus. A história da Bíblia é muito mais do que um simples livro de histórias. É um guia para a vida, um mapa para a felicidade e um manual para encontrar o propósito. E o mais incrível é que essa história ainda está sendo escrita. Cada um de nós tem um papel importante nessa grande narrativa.”

Sugestão de Vídeo

Quer entender a Bíblia de forma simples e objetiva? Nesse vídeo, você vai encontrar um guia completo sobre a história sagrada em 7 passos.

Descubra o significado da criação, a importância da aliança, o papel de Jesus e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *