8 Fatos Fascinantes Sobre os Anjos

A Bíblia está repleta de evidências de que os anjos nos protegem, guiam, encorajam e fortalecem. Mas também existem muitos fatos fascinantes e menos conhecidos sobre os mensageiros de Deus encontrados na Bíblia. Nesse post veremos oito fatos surpreendentes sobre os anjos tirados diretamente das Escrituras.

Número oito: Anjos são abundantes! Existem muitos anjos para contar.

De acordo com as Escrituras, existem milhares e milhares de anjos. A Bíblia menciona anjos em várias ocasiões, desde o Antigo até o Novo Testamento. Eles são frequentemente retratados como uma hoste ou uma multidão, sugerindo sua abundância. Por exemplo, no livro do Apocalipse, há descrições de “miríades de miríades” de anjos adorando a Deus.

O Salmo sessenta e oito, versículo dezessete nos diz:

“Os carros de Deus são incontáveis, são milhares de milhares; neles o Senhor veio do Sinai para o seu Lugar Santo.”

Já o livro de Hebreus, capítulo doze, versículo vinte e dois afirma que:

“Mas você veio ao monte Sião, à Jerusalém celestial, a cidade do Deus vivo. Você chegou a milhares e milhares de anjos em alegre reunião.”

Número sete: Existem diferentes tipos de anjos

Os anjos são frequentemente categorizados em diferentes tipos ou ordens, cada uma com funções específicas. Embora essas categorias não sejam explicitamente delineadas na Bíblia, elas se desenvolveram ao longo do tempo através da interpretação e tradição religiosa. Aqui estão alguns dos tipos de anjos mais comuns:

Arcanjo: Os arcanjos são considerados como uma ordem especial de anjos que desempenham papéis importantes como mensageiros divinos e protetores. Miguel, Gabriel e Rafael são os arcanjos mais conhecidos na tradição judaico-cristã.

Serafins: Os serafins são descritos na Bíblia como seres com múltiplas asas que cercam o trono de Deus e proclamam sua santidade. Eles são frequentemente vistos como os mais próximos de Deus e estão associados à adoração e louvor divinos.

Querubins: Os querubins são frequentemente retratados como guardiões do Éden e como seres alados com formas humanas ou animais. Eles são associados à presença e à glória de Deus, frequentemente encontrados em contextos de proteção e adoração.

Número seis: A Bíblia menciona apenas três anjos bons pelo nome

Embora os anjos sejam mencionados muitas vezes na Bíblia, apenas três anjos bons são mencionados. Miguel, o anjo que ajudou Deus a derrubar Satanás e que lidera os exércitos celestiais, e Gabriel, o anjo mensageiro que anunciou a vinda de Jesus. (Além disso, o Livro de Tobias, que faz parte do cânone bíblico católico e ortodoxo, menciona o anjo Rafael.)

Número cinco: Os anjos vivem para sempre

De acordo com Lucas vinte, versículo trinta e seis: Os anjos vivem por toda a eternidade. Eles não podem morrer.

“Não podem mais morrer, porque são iguais aus anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.”

Número quatro: Os anjos foram criados antes dos humanos

Os Anjos testemunharam a criação da terra, como é visto em Jó capítulo trinta e oito, quatro a sete:

“Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Diga-me, se tens entendimento…. quando as estrelas da manhã cantavam juntas e todos os filhos de Deus gritavam de alegria?”

Número três: Anjos não se casam

Você já se perguntou se os anjos se casam? A Bíblia deixa claro no livro de Mateus que os anjos não se casam. Mateus, capítulo vinte e dois, versículo trinta:

“Na ressurreição, as pessoas não se casarão nem serão dadas em casamento; eles serão como os anjos no céu”.

Número dois: Os anjos não devem ser adorados

Embora os anjos sejam seres incríveis e reais, não devemos adorá-los. Colossenses, capítulo dois, versículo dezoito:

 “Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.”

No livro do Apocalipse, o apóstolo João fica tão impressionado com a visão do anjo que se curva e o anjo responde:

“Não faça isso! Sou conservo com você e com seus irmãos e irmãs que mantêm o testemunho de Jesus. Adorar Deus! Pois é o Espírito de profecia quem dá testemunho de Jesus”

Número um: Os anjos da guarda são reais

A Bíblia nos diz que os anjos da guarda são realmente reais. Na verdade, Deus ordena que muitos anjos nos guardem. Em Daniel, o anjo Miguel é descrito como “o grande príncipe que cuida do teu povo”, e nos Evangelhos, Jesus nos diz, em Mateus, Capítulo dezoito, versículo dez:

“Cuidado, não desprezes nenhum destes pequeninos; porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai que está nos céus”.  

As Escrituras nos asseguram que Deus cerca anjos celestiais para nos guiar e proteger.  No Salmo noventa e um, versículo onze a doze:

“Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.”

Em Êxodo, vinte e três, vinte:

“Eis que envio um anjo à frente de vocês para protegê-los por todo o caminho e fazê-los chegar ao lugar que preparei.

E no Salmo, trinta e quatro, versículos seis e sete:

“Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.”

Espero que vocês tenham achado estes oito fatos fascinantes sobre os anjos bastante interessantes!

Os anjos têm desempenhado papéis significativos em várias tradições religiosas e culturais ao longo da história, e explorar esses aspectos nos dá uma visão fascinante do mundo espiritual.

Deixe nos comentários se você gostaria de ver mais posts sobre este assunto ou se há algum outro tema que você gostaria que abordássemos. Muito obrigado por assistir e que os anjos guiem seu caminho sempre!

Sugestão de Vídeo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *